Articuladora estadual reúne comissão do Selo Unicef de Vilhena

0
57

Os membros da Comissão Selo Unicef de Vilhena participaram, na manhã desta sexta-feira, 14, de um encontro com a articuladora estadual, Márcia Trajano. A atividade foi no gabinete da secretária de Assistência Social (Semas), Patrícia da Glória.

O encontro, que faz parte de um ciclo de capacitação com os integrantes das comissões dos 52 municípios rondonienses,  tratou sobre como funciona o Selo Unicef, metodologia, resultados esperados dos municípios que já estão no programa, indicadores que serão monitorados e como será a avaliação dos municípios dentro do 1º Fórum Comunitário, etapa obrigatória.

A articuladora destacou que Vilhena está de parabéns por ser um dos poucos municípios de Rondônia com suas atividades avançadas em relação ao Selo Unicef, inclusive por já ter realizado o seu Fórum Comunitário. “É muito gratificante saber que Vilhena já vem se articulando com atividades voltadas ao Selo Unicef e posso garantir que o 1º Fórum Comunitário que já foi realizado aqui em Vilhena é um desses exemplos. Vocês são espelho para a maioria das outras localidades do Estado. As etapas que vocês já alcançaram coloca Vilhena em destaque e isso enaltece o trabalho que fazemos em relação aos outros estados brasileiros, principalmente os da região Norte”, comentou Márcia Trajano.

Em relação ao 1º Fórum Comunitário de Vilhena que aconteceu no final de julho, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pastor Genivaldo dos Santos, disse que o município leva à sério a adesão ao Selo Unicef. “O fórum representou um dos pontos de partida para melhorar os 11 indicadores monitorados pela Unicef, como a taxa de registro civil de crianças recém-nascidas, abandono escolar, distorção idade e ano escolar, gravidez na adolescência entre outros. Estamos conscientes do nosso compromisso e levamos à risca o envolvimento de Vilhena com o Selo Unicef”, ressaltou

Vilhena já conquistou por duas vezes o Selo Unicef e agora está em vias de mais uma vez ser contemplado. “Reforço o que disse o pastor Genivaldo, pois sabemos da importância em acompanhar os 11 indicadores e aplicá-los em nosso município. Estaremos sempre de portas abertas para receber toda e qualquer iniciativa que melhore cada vez mais o bem estar social de nossa comunidade, e tenho a plena certeza que este é também o desejo do nosso prefeito Eduardo Japonês”, salientou Patrícia da Glória.

A Comissão Selo Unicef de Vilhena deve realizar em breve a Semana do Bebê como programação sugerida pela articuladora estadual. “Será mais um passo para que Vilhena consiga sua certificação internacional e entre no seleto rol dos municípios 100% Selo Unicef”, disse Márcia Trajano.

A certificação internacional é concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes nos Estados que estão inseridos no programa. O recebimento dessa certificação reflete os esforços de municípios, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de crianças e adolescentes. Caso tenha 100% de aproveitamento, Rondônia será o quarto estado do país a ter todos os seus municípios certificados.

Assessoria

Fotos: Comissão selo Unicef/Vilhena