Associações de Bairros da capital homenageiam coronel Pretz

0
30

As Associações de Moradores dos Bairros Liberdade e São João Bosco, na capital do estado, promoveram uma solenidade, no mês de novembro, para homenagear o ex-comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Pretz pelos relevantes serviços prestados na área da Segurança Publica, no período que desempenhou o cargo no comando da PMRO.

Na mesma solenidade, a Polícia Militar, através do 1º BPM, por intermédio do tenente PM Rosemberg, implantou o projeto Vizinho Solidário no conjunto Santo Antônio.

O corenel Pretz destacou a importância da iniciativa do 1º Batalhão. “Ressalto que permeava no local a desordem, através da comercialização de entorpecentes, pipas com cerol, rachas de veículos, roubos, além da absoluta ausência do poder público, que se refletia na total falta de zelo das praças públicas, iluminação pública e de sinalização das vias. Os índices de criminalidade no local causavam muita insegurança”, comentou.

O Projeto Vizinho Solidário implantado tem como objetivo a interação e a solidariedade entre vizinhos com o intuito de evitar e, até mesmo, inibir que crimes aconteçam no entorno das comunidades que são vigiadas pelos próprios moradores.

Segundo informações do coronel Pretz, com o objetivo de tornar o projeto visível e ostensivo, com a ajuda da Associação dos Moradores, foram criadas placas e distribuídas em frente às residências. “Isso é um belo exemplo de demonstração de cidadania para todos e preocupação com a segurança da comunidade onde se vive”, destacou.

Um manual e uma cartilha também foram elaborados para orientar e responder perguntas frequentes realizadas pela comunidade a respeito do funcionamento do projeto, dúvidas com relação à incumbência da Polícia Militar no atendimento de ocorrências, bem como explanar o funcionamento do projeto para a segurança de toda a comunidade.

O projeto deveria ter sido estendido aos demais bairros da cidade de Porto Velho, para minimizar a violenta onda de criminalidade que aflige a capital. “Foram ideias simples, procedimentos comuns, mas que envolveu a participação do Estado e do Município, além dos moradores locais, que de forma planejada e organizada, fizeram a sua parte com comprometimento”, ressaltou o coronel.

Estiveram presentes ao evento, o atual vice-prefeito Edgar do Boi, o policial Federal Bosco Costa, secretário Prestes da SEMUSB/PVH, Major PMRR Darlan, Sgt PMRR Valdomiro, e Dr. Reginaldo que é o atual presidente da Associação dos Moradores, Sr. Eurico (IBAMA), dentre outros.

Assessoria

Foto: Assessoria