Escola promove atividades que resgata memória familiar com alunos em Vilhena

0
56

Com incentivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município de Vilhena, a Escola Municipal Angelo Mariano Donadon está desenvolvendo um projeto de incentivo ao resgate das raízes familiares dos alunos do 2º ano, período matutino e vespertino.

Segundo informou a professora Jocinai Alves de Andrade, ela percebeu que os alunos não sabiam o nome dos pais, dos avós maternos e paternos e, com isso, surgiu a ideia de desenvolver uma certidão de identidade para cada aluno, além de providenciar uma cópia do certidão de nascimento, para que eles aprendessem mais sobre sua família e, consequentemente, suas origens.

A professora explicou que várias disciplinas foram envolvidas neste projeto. “Nós trabalhamos com língua portuguesa, história e geografia, pois cada família, além de ter uma história de suas origens, veio de regiões diferentes, assim, podemos trabalhar com a geográfica também”, disse.

Ainda, de acordo com a professora, foi trabalhado em sala de aula a origem do nome, quem escolheu e qual o seu significado, despertando nos alunos a vontade de saber mais sobre sua personalidade.

A diretora da unidade escolar, Ivonice Panta, disse que é importante este trabalho ser desenvolvido com as crianças, pois são pessoas que estão em idade de formação de princípios morais e cultural, além fazer com que se reconheçam como membro de sua família, compreenda os laços familiares e construa sua identidade.  “Os alunos estão muito animados com este projeto; é algo diferente para eles. Além deles se aproximarem mais de seus familiares”, disse a diretora.

Assessoria/Semed

Fotos: Semed