Fiero homenageia jornalistas

0
64

O Dia do Jornalista é dia 7 de abril, mas a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) antecipa a comemoração. Pelo segundo ano, a instituição vai realizar evento de confraternização em homenagem aos profissionais da imprensa. O café da manhã acontece nesta quinta-feira, 5, no salão de convenções da Casa da Indústria, a partir das 8 horas.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta os jornalistas como o elo mais importante na aldeia global. “É uma honra a oportunidade de celebrar a data de um dos mais importantes segmentos profissionais, que é o jornalismo, a quem devotamos profundo respeito.

Thomé lembra que não é possível coexistir regime democrático sem liberdade de imprensa e de expressão. “São esses valores, exercidos com ética, transparência e imparcialidade, que possibilitam à sociedade brasileira tomar conhecimento de tudo que se passa no Brasil e no Mundo, por mais que se tente escamotear a verdade”, exultou.

O coordenador de Comunicação Social da Fiero, jornalista Carlos Araújo, destaca a homenagem aos colegas como uma forma de estreitar o relacionamento com aqueles que exercem a profissão e merecem esse reconhecimento, estimulo e valorização.

Araújo ressalta o sucesso da primeira edição do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo, instituído pela Fiero e realizado em setembro do ano passado. Nosso objetivo é ressaltar o trabalho ininterrupto do jornalista em contribuir com seu papel social, enfrentando desafios e adversidades todos os dias”, disse.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também nesta data que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero