Policial Militar de Rondônia participa de Curso de Polícia Comunitária no Japão

0
41

A Polícia Militar do Estado de Rondônia está sendo representada no Curso de Operador de Polícia Comunitária  que está sendo realizado de 24 de novembro a 8 de dezembro  em diversas cidades do Japão, pelo Capitão PM Cícero Rodrigues da Silva. A sede do Curso  é a cidade de  Tóquio, capital japonesa. Participam do curso outros 15 policiais militares de outros estados do Brasil.

O Curso é fruto de uma parceria de cooperação internacional firmado entre Brasil e Japão e desenvolvido através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Agência Internacional de Cooperação Japonesa –  JICA, Agência Brasileira de Cooperação e as Polícias Militares do Brasil contempladas no convênio.

O Japão é um país modelo em termos de Segurança Pública, sendo considerado um dos locais mais seguros para se viver no mundo, dado os baixíssimos índices de ocorrências registradas, em relação a diversos outros países.

O curso tem por objetivo apresentar de modo prático como se desenvolvem as fases de gestão, operacionalidade e execução do serviço prestado polícia japonesa através do desenvolvimento do policiamento comunitário províncias de Tóquio, Aichi e Gunni.
Ao longo do curso, o capitão PM R Silva participará de diversas atividades ligadas a execução prática do policiamento comunitário, tais como, seminários, palestras, entrevistas, oficinas, reuniões com a comunidade e visitas técnicas a moradores das regiões atendidas.

Para o capitão PM R. Silva, a importância de participar de um curso dessa dimensão está na importância de se adquirir os conhecimentos necessários para que se possa passar da fase de se fazer polícia comunitária para ser polícia comunitária na essência, estando completamente alinhado aos procedimentos adotados pela polícia japonesa, afirmou o Oficial.

Lenilson Guedes/pm.ro.gov.br

Fotos: Assessoria