Prefeitura de Vilhena apresenta relatórios referentes ao 1º Quadrimestre de 2018

0
80

Uma Audiência Pública referente ao 1º Quadrimestre de 2018 foi realizada na terça-feira, 29, pela Prefeitura de Vilhena no auditório do Paço Municipal. O encontro, aberto oficialmente pelo prefeito Adilson de Oliveira, contou com a presença dos secretários municipais, servidores públicos, diretores e alunos da rede pública de ensino.

Logo no início dos trabalhos, o prefeito destacou a importância da Audiência como uma forma de tornar transparentes as ações desenvolvidas por todos os setores da administração municipal. “Estamos cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal através de nossos relatórios com os dados das despesas e receitas dos últimos quatro meses. São informações que tratam dos recursos arrecadados e como foram aplicados por meio de convênios e repasses estaduais e federais. A participação da comunidade é importante, pois por ser um evento público, todos são convidados a conhecer como o dinheiro dos impostos e tributos são investidos”, relatou Adilson de Oliveira.

A primeira a prestar contas foi a secretaria municipal de Fazenda (Semfaz). O relatório indicou dados de resultados de margem das receitas e despesas, dívida consolidada e análise dos resultados fiscais.

Na sequência, um representante da secretaria municipal de Meio Ambiente (SEMMA), divulgou os projetos desenvolvidos, como: logística reversa de pilhas e baterias, selo verde com as empresas, destinação correta de resíduos de construção civil e a troca do óleo de cozinha por sabão – programa que a SEMMA criou para evitar que o óleo seja jogado ao meio ambiente, entre outros.

Pela secretaria de Educação, a apresentação foi por conta do próprio secretário Clésio Almeida, que destacou que a Semed atende 11 mil estudantes da rede municipal e realizam ações como: reformas e pinturas em escolas, aquisição de materiais, investimentos na limpeza terceirizada, além de contar com 35 linhas terceirizadas de transporte escolar para mais de mil alunos, cobrindo toda área rural de Vilhena.

A Fundação Cultural relatou as ações da autarquia como aulas de violão, apoio em eventos culturais, projetos de artesanato e ações de reformas na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

O secretário municipal de Terras, Giuliano Dourado, ressaltou dois programas desenvolvidos pela equipe da Semter, como o Regulariza Vilhena e o Título Já que tem como objetivo trabalhar na regularização fundiária do município.

Pelo Instituto de Previdência Municipal de Vilhena (IPMV), foram divulgados os valores da receita, contribuição dos servidores, despesas administrativas e previdenciárias, entre outros dados.

A secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) apresentou ações como convênio com frigorifico, cursos de capacitação, aquisição de equipamentos, parceria com Banco do Povo e um projeto para divulgação do turismo em Vilhena. O relatório foi feito pelo secretário da pasta, Marcondes Cerrutti.

A representação do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) de Vilhena esteve na Audiência Pública e apresentou os valores da receita e despesas da autarquia, além dos projetos desenvolvidos como: palestras sobre a água nas escolas, parceria com cooperativas, perfuração de poços cartesianos, coleta e destinação correta de resíduos, entre outros.

Pela secretaria municipal de Agricultura (Semagri) foram ressaltadas as ações da pasta, como valores de aquisição de maquinas e equipamentos, capacitação para pequenos e médios produtores rurais, apoio na agropecuária, e o projeto Porteira Adentro.

A secretaria municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) mostrou ao público presente, os valores de despesas das ações desenvolvidas na pasta como: fiscalização, pinturas, sinalização, construção de faixas elevadas, Pit stop, manutenção dos semáforos e convênios com a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran).

Outra que exibiu as ações na Audiência foi a representação da secretaria municipal de Administração. Foi explicado que a Semad é responsável pela folha de pagamento de diversas secretarias, além de ressaltar sobre o desenvolvimento de capacitações e dos últimos preparativos para o Concurso Público que será realizado na cidade.

A secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) também contou com o apoio de uma representante que expôs no encontro os valores de diárias, materiais de consumo e os diversos serviços prestados pela pasta em Vilhena, como: limpeza de ruas, praças e canteiros, pintura de avenidas, patrolamento, cascalhamento e Operação Tapa Buracos, entre outros.

Pela secretaria municipal de Assistência Social (Semas) foram detalhado os valores das despesas referentes à manutenção das atividades realizadas pela pasta como, projetos voltados às crianças e às jovens, cursos profissionalizantes para famílias de baixa renda e atividades de interação com idosos.

A secretaria municipal de Esportes e Cultura (Semec) também foi representada por um servidor que destacou os projetos como, Bom de Bola e Bom na Escola, realização de diversos campeonatos de futsal, torneios, concretização do termo de compromisso dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) que ocorrerá em Vilhena, além de detalhar os valores gastos em despesas.

O último representante a prestar contas foi da secretaria municipal de Planejamento que mostrou o valor da receita e em quais projetos são investidos o recurso disponibilizado pela Semplan, como as atividades da própria secretaria e na revisão do plano diretor.

Semcom