Programação especial da prefeitura na Aldeia Aroeira inclui até cinema

0
107

No próximo dia 21 de abril, por ocasião de encerramento da programação festiva alusiva à Semana do Índio, a prefeitura de Vilhena e a secretaria de Esportes e Cultura (Semec) promovem uma séria de atividades especiais na aldeia Aroeira.

De acordo com o secretário da Semec, Natal Jacob, este ano a programação vai ter as parcerias das secretarias de Assistência Social (Semas), de Educação (Semed), de Semosp e Fundação Cultura.

Na manhã desta quarta-feira, 11, o secretário da Semec, Natal Jacob, e a jornalista Andreia Machado visitaram o presidente da Fundação Cultura, Djavan Santos. No encontro foram definidas as parcerias que reforçarão o desempenho das ações na programação, inclusive dando condições para que os índios possam assistir a um filme dirigido por Andreia Machado na aldeia Aroeira.

Na programação geral, as atividades estão previstas para começar a parir das 08 horas e deve se estender até às 19 horas. A organização vai promover gincanas, torneios de futebol masculino e feminino, distribuição de lanches e ainda a exibição do filme “Os Nambiquaras e o Ritual da Menina Moça”.

O filme foi produzindo pela Serpentário Produções, com apoio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e dirigido pela jornalista Andreia Machado dentro da aldeia Aroeira. “Serão 27 minutos contando esse ritual com os índios da Aroeira. Fizemos o filme em 2017 e será a primeira vez que vamos apresentar em público. Não poderíamos perder essa oportunidade de exibi-lo primeira para os principais personagens que forma os próprios índios, os nossos vizinhas da aldeia Aroeira. Com certeza será uma atração à parte, tanto para os índios quanto para todos nós que estaremos presentes lá no dia 21 de abril”, destacou a jornalista.

Andreia disse ainda que após o avant-première com os índios da Aroeira, o filme será exibido para os alunos do Ifro, mas ainda não tem data definida.

Assessoria/Semec

Fotos: Semec e Reprodução/Cartaz