Semec de Vilhena e Autarquia de Esportes de Cacoal promovem intercâmbio

0
146

Os representantes da secretaria de Esportes e Cultura de Vilhena (Semec), Natal Jacob, e da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), Wellington Nunes Solares, promoveram um encontro na manhã de segunda-feira, 09, em Cacoal.

Em pauta, os dois desportistas trataram de assuntos referentes aos trabalhos que desenvolvem em seus respectivos municípios e ainda sobre as experiências na área esportiva do setor público. “A visita teve a finalidade de conhecer com mais detalhes como funciona a autarquia em Cacoal que hoje é referência no Estado. Também discutimos diversos assuntos de interesse do nosso esporte, futuras parcerias, intercâmbio e troca de experiências”, relatou Natal Jacob.

Durante, o encontro Natal e Wellington discutiram ainda assuntos referentes aos Jogos Intermunicipais de Rondônia, jogos Indígenas do Estado e projetos de escolinhas e sociais. “Em relação ao JIR, reforço que Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena hoje são considerados fortes candidatos a serem campeões na computação geral. Esse ano o JIR será realizado em Vilhena de 14 a 28 de setembro”, destacou o secretário da Semec de Vilhena.

Autarquia – Natal Jacob disse que pretende levantar uma nova bandeira e já conta com apoio de vários setores da administração municipal, que é transformar a secretaria de Esportes e Cultura (Semec) em uma Autarquia. Para ele, à exemplo de Cacoal, a Autarquia de Esportes terá autonomia financeira, e facilitará a promoção de eventos para arrecadar recursos próprios e na busca de parcerias junto ao comercio. “Isso vai representar uma independência em nossos projetos e ações. Passaremos a ter nosso próprio CNPJ, e firmarmos convênios e parcerias com mais liberdade. Com a Autarquia não precisaremos de assinaturas constantes da prefeita e eximirá a mesma de responsabilidades administrativas em relação a possíveis irregularidades que possam advir da entidade, sendo que toda a responsabilidade será do presidente da instituição a ser criada. Diversos processos terão mais agilidade haja visto que teremos autonomia na assinatura de documentos. Contudo, o aval da prefeita é importante para trabalharmos em sintonia”, salientou o secretário, afirmando ainda que, esse procedimento é uma tendencia nacional, onde todas os municípios estão aderindo à iniciativa.

Natal foi o idealizador da Semec, no final da gestão Melki Donadon (2001/2004) e início da gestão Marlon Donadon (2005/2008) e disse que a criação de uma Autarquia, que é o seu mais novo projeto, já tem apoio de vários segmentos da  sociedade, empresários e desportistas.

O secretário salientou ainda que iniciará conversações preliminares com a prefeita, parlamentares e equipe técnica da administração municipal sobre o projeto.

Natal confirmou que em breve, o presidente da Autarquia de Cacoal visitará Vilhena para conhecer a Semec, reconhecida e destacada em todo o Estado, por suas ações e eventos. Na ocasião, Natal Jacob pretende reforçar o seu projeto de transformar a Semec em Autarquia.

Assessoria/ Semec

Fotos: Semec