Violência contra idosos foi tema de palestra realizada pela Semas de Vilhena

0
35

A Prefeitura de Vilhena, através da secretaria de Assistência Social (Semas), realizou no Centro Atendimento à Terceira Idade (Cati), na manhã de quinta-feira, 14, a palestra “Junho Violeta” , alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social, Erica de Oliveira, que faz parte do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas). Cerca de 100 pessoas entre idosos e convidados participaram do evento que teve ainda outras atividades.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é comemorado no dia 15.  A data foi instituída em 2006, pela organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma conscientização mundial, social e política da existência da violência contra o idoso.

A Assistente Social Erica abordou sobre o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, órgão superior de natureza e de liberação colegiada, permanente, paritário e deliberativo, integrante da estrutura regimental da secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDHPR).

A palestrante disse que, segundo a SEDHPR, convém recomendar que sempre é possível as divulgações de conscientização sobre o assunto, mas a construção efetiva de uma rede somente pode acontecer em torno de situações concretas, como é o caso da violência.

O Cati desenvolve atividades todas as quintas-feiras, com exercícios físicos, recreação, atendimento médicos e almoço para todos idosos.

Esteve presente ao evento o prefeito Adilson de Oliveira, a primeira dama e secretária da Semas, Marinês de Oliveira, o prefeito eleito Eduardo Japonês com sua esposa Marcia, o professor Gilson Ferreira que representou o deputado Luizinho Goebel, a vereadora Leninha do Povo, vereador Carlos Suchi, Miss e Mister da Terceira Idade e a coordenadora do CATI  Maria José,  entre outras autoridades.

Semcom